domingo, 16 de novembro de 2008

A Minha Terra



Devido às suas belezas, a freguesia de Furnas é conhecida como a sala de visitas dos Açores.
Aqui podemos encontrar uma magnífica lagoa onde podemos percorrer a pé as suas margens, num inesquecível passeio. Junto dela estão as famosas caldeiras da lagoa. É lá que se faz o cozido das Furnas e outros pratos igualmente saborosos, tais como: a bacalhoada, a feijoada, o arroz doce, entre outros.
Mas nesta localidade existem também outras caldeiras, estas localizadas no centro da freguesia, onde se costuma cozer o milho e as castanhas.
O vale das Furnas é rico nos seus Parques. Temos dois muito importantes: o Parque Terra Nostra e o Parque Dona Beatriz. No Parque Terra Nostra podemos encontrar quase todo o tipo de árvores e flores, como por exemplo: as azálias, as hortências e as famosas camélias. Convém lembrar que é nas Furnas que se realiza a exposição anual de camélias, no Casino do mesmo Parque. O outro, o Parque Dona Beatriz, embora mais pequeno, também é muito lindo, podendo ser visitado apenas no mês de Agosto.
Para mim, um dos pontos turísticos mais importantes das Furnas são as águas termais que aqui existem, como: a Poça da Dona Beija; a piscina termal, localizada no Parque Terra Nostra, e os banhos férreos.
Como podem ver, belezas é o que não falta nesta majestosa freguesia.
Não preciso de me deslocar para ver isto tudo porque moro cá, na rua principal, onde está todo o comércio e a igreja, numa casa amarela, pequena mas muito quentinha no Inverno, o que a torna muito aconchegante.
Só tenho pena de não morar perto da escola, tenho que ir de carro mas aproveito para ver as paisagens e, é claro, as pessoas amigas.

Texto elaborado pela Mariana T.
sob a orientação da professora Elsa Gouveia
Fotografia de Elsa Gouveia

Sem comentários: