quinta-feira, 5 de março de 2009

A (re)Conquista de São Miguel

- Reinventando a história -

Há muitos, muitos anos atrás, os Mouros decidiram conquistar novas terras e descobriram, que no meio do oceano, havia uma ilha de nome São Miguel.
São Miguel era uma ilha pequena, muito verde e com muitas flores nas estradas de pedra. Nessa ilha só existiam duas freguesias, a Ribeira Quente e as Furnas.
A Ribeira Quente tinha uma pequena praia, muito bonita. Nas Furnas havia caldeiras e uma lagoa que cheirava a pão quente logo de manhã.
Os Mouros foram para São Miguel e viveram lá muito, muito, muito tempo. Eram pessoas morenas, usavam um pano na cabeça, sandálias nos pés e umas grandes espadas arredondadas na cintura. Eram grandes guerreiros e conquistavam terras muito rapidamente.
Passados alguns anos, D. Afonso Henriques, rei de Portugal, mandou os Cristãos invadirem a dita ilha. Os Cristãos, homens valentes, com uma cruz nas suas roupas, capacete na cabeça e escudo nas mãos, chegaram à ilha comandados pelo seu rei.
Primeiro, D. Afonso Henriques conquistou a Ribeira Quente aos Mouros na Batalha de Ribeironga. Depois, decidiu conquistar as Furnas, mas morreu na Batalha de Furnamamede. Foi então que os Mouros voltaram a reconquistar a Ribeira Quente.
D. Afonso Henriques era casado com Dona Elsa, uma mulher de cabelo castanho, muito comprido, e que era muito valente. Desse casamento nasceram dois gémeos: D. Tiago e D. João. Ambos saiam aos seus pais, eram valentes e espertos.
Aos catorze anos, os gémeos foram à conquista da terra que o seu pai tinha perdido e aos dezassete conquistaram também as Furnas, ficando assim São Miguel sob o seu domínio. A esse período de tempo deu-se o nome de Reconquista Micaelense.


João e Tiago (5º Ano)

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, impressionante a descrição deste trabalho.

Anónimo disse...

Muito interessante este texto. Bonita iniciativa e ideia para um texto tão brilhante. Bonita História.
Muitos parabéns , João Costa.

Joana R. disse...

Cara Elsa!
Felicito-a pelo excelente, brilhante mesmo, trabalho desenvolvido no sítio que dirige! Gostaria imenso de poder partilhar experiências profissionais consigo através de "mail", pois também lecciono no Grupo 200; no entanto, não encontro o seu endereço em lado nenhum. Talvez distracção da minha parte! Continuação de bom trabalho! Joana R.

Anónimo disse...

Muito bonita a história, foi uma das histórias mais interessantes da nossa antiga turma do 5º1 que foi para o concurso. Parabéns João X. e Tiago M.

Anónimo disse...

Cara Elsa,


Parabens pelo excelente trabalho que tem desenvolvido dentro e fora do sítio.
Chamo-me Pedro e fui agora colocado para leccionar ao 5º ano História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa, coisa que não fazia há 3 anos.
Foi durante uma pequena pesquisa que fiz sobre material de Língua Portuguesa que encontrei o seu magnifico sítio.
Como já há algum tempo não lecciono, peço-lhe o favor de me facultar o acesso às fichas de avaliação e fichas de diagnóstico de Língua Portuguesa de 5ºano.

Muito obrigado.

Abraço



Pedro Freire